2019-12-23
Colaboração de Renato Martini na DigitalSign
A DigitalSign tem muito gosto em comunicar que a partir de 1 de Janeiro 2020, iremos contar com a colaboração de Renato Martini, que pela sua história ligada à construção da ICP-Brasil, dispensa mais apresentações (breve CV em baixo).
A DigitalSign irá sem dúvida beneficiar da enorme experiência do Renato Martini no setor da certificação digital. Nas conversas que tivemos foi clara a sintonia da visão e a ambição de colocar a DigitalSign no centro do crescimento da atividade da certificação digital no Brasil, através da evolução tecnológica dos processos, como a melhor forma de se atingir a massificação do Certificado Digital em segurança.
Com este reforço da equipa, a DigitalSign irá ter mais capacidade de colaborar com todas as entidades de Governo e com o Supervisor e ampliar o diálogo com todas as associações do setor e concorrentes para que em conjunto consigamos criar uma agenda o mais consensual possível de evolução da ICP-Brasil.
O Renato Martini esteve na fundação da ICP-Brasil com um papel de destaque e agora através da DigitalSign será novamente um ator na sua refundação, após 20 anos onde a tecnologia evoluí de forma significativa e, onde a ICP-Brasil para continuar a ser um caso de sucesso precisa também de continuar a evoluir rapidamente.
Pela Diretoria
Fernando Moreira e Guilherme de Almeida
Renato Martini
- Possui mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1994) e doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999).
- Diretor-Presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação - ITI no período de 2005-2017, e Diretor de Infraestrutura de chaves Públicas de 2003-2005. Durante este período também foi membro do Comitê Gestor da Internet do Brasil e do Comitê de Segurança da Informação da Presidência da República.
- Publicou em 2017 o livro Sociedade da Informação: para onde vamos. São Paulo, editora Trevisan
- Manual de segurança em redes linux. Lisboa, Centro Atlântico, 2000.
- Criptografia e cidadania digital. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2001.
- Tecnologia e cidadania digital. Ensaios sobre tecnologia, sociedade e segurança. Rio de Janeiro: Brasport, 2008.
- “Le fait dans le droit de l’administration Electronique Brésilien”. In: Chatillon, G. (ed.). Droit de l'administration electronique. Des nouveaux droit pour les usagers. Des nouvelles règles pour les agents. Bruxelles: Bruylant, 2011.